Basquete

Basquete
Um Treino Para A Vida...

9 de nov. de 2010

"Bela e atrevida", Liga de Basquete Feminino

Com as palavras "bela, atrevida, charmosa e vencedora" figurando nos cartazes espalhados pelo Spaço Quatá, na Vila Olímpia, a Liga de Basquete Feminino foi oficialmente lançada. O torneio, que pretende incentivar a modalidade no Brasil, começa neste sábado, com a partida entre Santo André e Americana.


A LBF é uma idealização dos próprios clubes, sendo uma competição independente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Em sua primeira temporada, o torneio contará com oito clubes: Americana, Basquete Clube (Araçatuba), Catanduva, Ourinhos, Santo André e São Caetano, representando o Estado de São Paulo, ao lado de Joinville, de Santa Catarina, e Mangueira, do Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação de Hortência, diretora da seleção brasileira, uma das incentivadoras do campeonato. Segundo a ex-jogadora, este torneio será um divisor de águas no basquete brasileiro, importante para o desenvolvimento da modalidade no país. "A Liga representa uma nova etapa no basquete feminino. Vocês viram que o torneio veio com uma roupagem diferente. Ficou perfeito. Agora você percebe que é o basquete feminino", disse Hortência, referindo-se ao slogan mais delicado da LBF.

A Liga age sob a chancela da CBB, que arca com os gastos de transporte, alimentação, hospedagem e também com metade dos custos com arbitragem. Para Hortência, é importante dar este apoio ao basquete feminino para que ele possa se estabilizar um dia.

"É uma ação com a CBB, uma empresa de marketing e os clubes trabalhando juntos, acho que o perigo de isto não dar certo é muito menor. O feminino ainda não consegue andar com as próprias pernas, por isso que nós temos que ajudar", disse a Rainha do Basquete, que acredita que "a Liga tem que estar na rua para que isso aconteça".

Em seu projeto inicial, a LBF teria 10 equipes participantes, mas no final apenas oito foram confirmadas. Apesar de não ter um número ideal para se ter um torneio forte, o presidente da Liga, Márcio Cattaruzzi, afirmou que está tudo certo para que a competição comece bem.

"Após as duas desistências, organizamos as oito equipes e está tudo preparado para começar e seguir o caminho normal da competição. Os clubes conseguiram todo o patrocínio que se propuseram a fazer, juntaram os recursos para atender arbitragem, hospedagem, alimentação e transporte", afirmou Cattaruzzi.

O presidente disse ainda que o Novo Basquete Brasileiro (NBB) foi a inspiração da Liga, e elogiou o torneio masculino brasileiro, que começou sua terceira temporada no último final de semana. "O NBB está bem estruturado. Os homens estão fazendo acontecer. O mais importante é tirar o basquete da CBB, esta é a proposta diferente dos outros torneios. Precisa colocar o campeonato na rua", completou.

Já Carlos Nunes, presidente da CBB, definiu o lançamento da LBF como sendo "um dia histórico, um passo importante para o desenvolvimento do esporte", sabendo que tem uma grande jornada pela frente.

Entre as jogadoras, o nome de Helen Luz chamou a atenção. Após sete anos jogando fora do país, Helen voltou para o basquete brasileiro e defenderá o Americana na primeira temporada da Liga. "Só falta um título para encerrar a carreira com chave de ouro: o da Liga de Basquete Feminino", brincou Helen, que comemorou o incentivo ao esporte no país. "Estava na hora de fazer alguma coisa, de voltar os olhos para o basquete feminino no Brasil, vai ser muito bom", acrescentou.

Formato da Liga de Basquete Feminino - A competição terá quatro fases. Na classificação, as oito equipes se enfrentarão em dois turnos. As duas melhores já garantirão vaga nas semifinais, enquanto as outras quatro jogarão o playoff no sistema melhor de três partidas nas quartas de final (terceira colocada pegará a sexta e a quarta decidirá a vaga contra a quinta. A fase de semifinal será definida em uma série de cinco jogos contra as vencedoras dos duelos das quartas.

O mando de quadra será sempre do time que tiver melhor posicionado na fase de classificação, ou seja, poderá decidir a série em seu ginásio. A primeira final da Liga de Basquete Feminino será uma partida, realizada em quadra neutra, no dia 27 de fevereiro de 2011.


Fonte: Gazeta Esportiva

0 comentários:

Postar um comentário